Economize fazendo manutenção preventiva

 

Ao optar pela preventiva, seu mecânico pode determinar junto com você as prioridades de manutenção, ou seja, com determinada quilometragem o que realmente precisa ser substituído de imediato e o que pode esperar mais alguns milhares de quilômetros ou alguns meses. Dessa forma, os custos com a manutenção preventiva se tornam extremamente baratos a médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra inesperada e os transtornos que a acompanham.

1. CUIDADOS COM O ÓLEO

 

Verifique o nível do óleo semanalmente.

 

Veja como:

Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente.

 

O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max" gravadas na vareta.

 

Se necessário complete com o óleo recomendado pelo de mesma marca e ou recomendado pelo fabricante.

 

A maioria dos fabricantes considera normal um consumo de até 1 litro de óleo para cada 1000 quilômetros rodados.

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2. LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

 

Verifique o nível da água.

 

Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx" do reservatório.

 

Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, Leve o veículo para um diagnóstico.

 

Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo e/ou proporções incorretas de aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustível.

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3. CORREIA DENTADA

 

Utilizada em muitos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina.

 

A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.

 

Se quebrar causará sérios danos nas válvulas e até nos pistões.

 

Sua troca ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, dependendo do modelo do carro.

 

Informe-se no manual do proprietário ou na concessionária da marca do veículo sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente.

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